Império Medo-Persa Mapa

 

Incluía o mais antigo Império da Média e as mais recentes aquisições do conquistador persa, Ciro. A Média caiu perante Ciro o Persa antes de Babilônia. Dario o Medo reinou em Babilônia por permissão do conquistador Ciro. O último rei do Império Persa foi Dario III (Codomano) que foi derrotado por Alexandre nas batalhas de Grânico (334 AC), Isso (333 AC) e Arbela, ou Gaugamela (331 AC).

 

Daniel 2.39 ( o peito e os braços de prata da estátua do sonho de Nabucodonosor)

39 Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.

 

Daniel 7.5 ( o urso )

5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.

O Império Medo-Persa, como um urso, de certa forma inferior ao leão, como a prata é inferior ao ouro de Daniel 2, conquistou três grandes nações, Lídia, Babilônia e Egito.

 

Daniel 8 3 Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último.

4 Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia.

 

Daniel 8.20 Aquele carneiro que viste, o qual tinha dois chifres, são estes os reis da Média e da Pérsia.

 

Embora se tenha levantado depois da Média, a Pérsia tornou-se o poder dominante quando Ciro derrotou Antígenes da Média em 553 ou 550. Os medos, contudo, foram tratados como confederados e não como povo subjugado.

Ciro conquistou a Líbia em 547 AC e Babilônia em 539 AC. Cambises estendeu as conquistas na direção do sul até o Egito e a Etiópia em 525 AC. Dario Histarpes dirigiu-se para o norte contra os citas em 513 AC. O Império Medo-Persa cobriu muito mais territórios que o seu predecessor, Babilônia. Tão bem sucedidos foram os exércitos persas que nos dias de Assuero (Ester 1.1) o império se estendia da Índia à Etiópia, as extremidades leste e sul do mundo então conhecido. Um título frequente dos monarcas persas era "rei dos reis" ou "rei das nações".